CURSO PEDAGOGIA WALDORF E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

A FEWB, em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro e com a Faculdade Rudolf Steiner, atuando pela pluralidade cultural e de sujeitos, pela integridade, singularidade, autonomia e liberdade de cada ser humano, traz o Programa Relações Raciais e Interculturalidade nas Escolas Waldorf. O Programa tem início em outubro de 2022, com o curso:
Pedagogia Waldorf e Educação Antirracista, que será ministrado por Lia Vainer Schucman e Thais Rodrigues dos Santos em dois módulos e um Workshop. Para os primeiros módulos, que ocorrerão nos dias 10, 17 e 24/10, das 19h40 às 21h40, de forma remota, todos participantes inscritos serão bem-vindos. Já para os momentos do Workshop, previstos para 30/01/23, 06/02/23 e 13/02/23, é fundamental que os gestores da escola e/ou professores que desempenhem esses papéis estejam presentes. Por que isso é tão importante? É imprescindível a participação de pessoas que estão na gestão das escolas, pois as ações necessárias para as mudanças precisarão ser levadas à frente por esse grupo. Para isso pedimos que estejam presentes representares de escolas que possam ser tomadores de decisão nas mesmas a fim de que possam reconhecer refletir e construir, com o apoio do curso, políticas e ações internas efetivas no âmbito escolar. Módulo I 10/10/22: Formação social e racismo estrutural no Brasil Ênfase nas atitudes, relacionamentos, acesso, permanência e sucesso na escola. Recomendação de estudo prévio: - "O Que é Racismo Estrutural" de Silvio Almeida - Filme: "A Última Abolição" Assista a gravação do módulo 1:



Módulo II 17/10/22: Racismo, branquitude e negritude 24/10/22: Racismo, branquitude e negritude Ênfase no currículo, proposta político-pedagógica e recursos didático-pedagógicos. Recomendação de estudo prévio: - "Entre o Encardido o Branco e o Branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo" de Lia V. Schucman - "Torna-se Negro" de Neusa Santos - Série: "Entrevistas Branquitudes" - episódio 2 "O Que é o Pacto Narcísico da Branquitude?" - Cida Bento - dispon;ivel na Globoplay Assista a gravação do módulo 2:



Workshop: Ações possíveis de desconstrução do racismo no cotidiano escolar e acompanhamento na construção da política de equidade étnico-racial das escolas. Segundas-feiras, das 19:40 às 21:40

Para esta edição, foram oferecidas 500 vagas, que já foram todas preenchidas. Acompanhe as divulgações do Programa e não perca as próximas ações relacionadas a este tema!

Conheça as ações do Programa Relações Raciais e interculturalidade nas escolas