RUDOLF STEINER E A ANTROPOSOFIA

Um ser à frente de seu tempo, contribuiu para o futuro da humanidade trazendo luz aos aspectos mais importantes para o pleno desenvolvimento humano.

Rudolf Steiner nasceu em 27 de fevereiro de 1861 em Kraljeve (Áustria). Embora desde a infância demonstrasse sensibilidade para assuntos espirituais, formou-se em ciências exatas e logo tornou-se responsável pela edição dos escritos científicos de Goethe, tendo trabalhado no Arquivo Goethe- Schiller em Weimar, na Alemanha (1890 – 1897). Nesse periodo escreveu sua obra fundamental, A Filosofia da Liberdade, passando a se dedicar a expor e divulgar os resultados de sua intensa pesquisa científico-espiritual através de conferências, de início no âmbito da Sociedade Teosófica e mais tarde na Sociedade Antroposófica, por ele fundada.
Dornach, na Suíça, passa a ser o local onde Rudolf Steiner constroi a sede da Sociedade Antroposófica – o Goetheanum – que mais tarde se tornará Escola Superior Livre de Ciência Espiritual. Segundo Steiner, a Antroposofia é um "caminho de conhecimento que pretende fazer o espírito humano chegar a união com o Espírito Cósmico". Possibilita responder às perguntas mais profundas do homem por meio da razão, sem negar-lhes os anseios espirituais, ampliando suas faculdades mentais, elevando sua percepção e seu pensar a outras dimensões. Considera o homem uma síntese de todo o universo, dimensão que permeia e transcende a física.
Morre em 1925, em Dornach, tendo deixado extraordinárias contribuições. Os resultados de suas pesquisas antroposóficas serviram de fundamento para diversas áreas da vida humana como a Educação, a Medicina, a Farmacologia, a Economia entre outras.


A ANTROPOSOFIA procura responder às perguntas mais profundas do homem por meio da razão, porém sem negar-lhes anseios espirituais. Possibilita novas perspectivas ao ser humano na ampliação de suas faculdades mentais, elevando sua percepção e seu pensar a outras dimensões. Considerando o homem uma síntese de todo Universo, dimensão que permeia e transcende a física.

Os resultados das pesquisas antroposóficas serviram de fundamento para iniciativas sociais – a Pedagogia Waldorf, a Medicina e Farmacologia, a Agricultura Biodinâmica, a Educação Terapêutica e a Pedagogia Social.

Segundo define Rudolf Steiner, a Antroposofia é "um caminho de conhecimento que pretende fazer o espírito humano chegar à união com o Espírito Cósmico".