Algumas idéias norteadoras sobre a situação atual nas escolas
25/03/2020 - por Thomas Stöckli, diretor da Academia de Pedagogia Antroposófica, Suíça

Atualmente, estamos em uma situação internacional excepcional, na qual as escolas em todo o mundo estão fechadas por enquanto. Portanto, temos que mudar para o aprendizado on-line, especialmente no ensino médio, onde é necessário, e ao mesmo tempo precisamos criar um equilíbrio, porque não faz parte da qualidade da educação Waldorf trabalhar tanto com a Internet. Por outro lado, devemos usá-lo para fins "significativos" através do nosso trabalho humano e espiritual consciente. Existem alguns pontos que são importantes, com experiências escolares positivas.

1. Quais tarefas que realizamos são significativas, mesmo que sejam transmitidas on-line. Para o Ensino Médio, não há nada que nos impeça de fazer exercícios de matemática, ensaios em português, trabalhos em línguas estrangeiras e tarefas de leitura, trabalhos escritos como ensaios para refletir a situação atual, talvez até mesmo assistindo a um filme - é necessário imaginação e, acima de tudo, manter contato individual com todos os jovens, seja por e-mail, telefone ou indo à escola para conversas individuais sempre que possível. É claro que, no sentido da educação Waldorf, é importante que haja um equilíbrio de polaridades, com atividades na natureza, se possível, aproveitando o sol, também observando plantas, observando nuvens, tarefas meteorológicas, observação de pássaros etc. Existem infinitas possibilidades de ter encontros reais na natureza que são tão importantes em equilíbrio com a unilateralidade técnica na Internet. Não se trata de demonizar o aprendizado on-line, mas de criar um contrapeso, que é uma das tarefas atuais da educação Waldorf. Naturalmente, é claro, que no sentido da Educação Waldorf e da Salutogênese se busque a polaridade com tais tarefas a partir do usufruir da natureza, se possível, muito sol e ar fresco.

2. Para o Ensino Fundamental, é uma situação diferente. É claro que, na educação Waldorf, não é suficiente nem benéfico para as crianças receberem tarefas on-line. É melhor se eles forem à escola para pegar seus "kits de aprendizagem" individualmente com o professor. E é correto que agora também haja um contato intensificado com os pais, no qual eles se comunicam conosco on-line, trazendo questões relacionadas às crianças e educação Waldorf. Nesse ponto, os professores podem manter um contato individual com os pais e ajudá-los. É claro que isso inclui "aprender na vida", ajudando na casa. Quando há um jardim, praticar jardinagem ou sair de outra forma para a natureza, fazer uma fogueira, observar as árvores, as flores, mantendo um pequeno diário da natureza com desenhos que são elaborados todos os dias, não há limites para sua imaginação e criatividade. Também é importante aqui que os professores mantenham cada criança em mente e talvez até tenham a oportunidade de estar em contato constante com os pais por meio de cartas regulares a eles. Talvez isso possa lhes dar uma visão da educação Waldorf, onde, de outra maneira, não se costuma ter tempo ou não sente necessidade de o fazer.

3. O que é muito importante é que os professores também olhem para si mesmos no sentido de uma higiene psicológica saudável e equilíbrio mental, e que também procurem contato com a natureza, que realizem atividades artísticas e cultivem a vida meditativa. Cultivar a vida meditativa: no sentido dos últimos princípios orientadores de Steiner, quanto mais somos induzidos a mergulhar na "sub-natureza", do infrassensorial da nova tecnologia, mais importante é a vida na chamada "supernatura", do suprassensível, ou seja,(ou seja, pensamentos espirituais e, finalmente, uma antroposofia viva). E meditar um para o outro. Idéias concretas são necessárias. Apenas uma defesa temerosa, uma rejeição ansiosa contra esse novo desafio não estaria no espírito da época de Michael, mas ser ativo e tomar iniciativas, reagir a partir de uma força interior que pode chegar até nós do mundo espiritual.

4. Intercâmbio e comunicação: esses são apenas alguns princípios orientadores, ideias norteadoras, que certamente precisam ser complementados. Nós, como movimento Waldorf, também podemos trabalhar em rede local e mundialmente, comunicarmo-nos mais e de novas maneiras, trocar experiências para combater o "distanciamento social ". E, ao fazer isso, pensamos em todas as crianças, não apenas nas das escolas Waldorf, nós somos uma comunidade de destino como humanidade.

Link para a versão original, em inglês (site do Goetheanum)