DIRETORIA

A Diretoria é aprovada em Assembleia Geral por eleição sociocrática, seus integrantes são professores ou pais/administradores indicados pelas próprias escolas filiadas trazendo assim uma participação ativa da comunidade Waldorf na gestão da FEWB. Eles assumem por um período de 4 anos onde terão como tarefa conduzir as ações necessárias para o fortalecimento da rede de escolas waldorf no Brasil.

GTs | Grupos de Trabalho

Os Grupos de Trabalho são formados por membros da Diretoria e da Equipe da FEWB e tem como responsabilidade o encaminhamento de questões operacionais dando prosseguimento às decisões da Diretoria e da Assembleia Geral, de acordo com os temas:

CONSELHO CONSULTIVO

Integram os Conselhos Consultivo e Fiscal, professores Waldorf de todo o Brasil representantes de organizações sociais, escolas e do grupo de administradores das escolas.

CONSELHO FISCAL

Órgão estatutário responsável por assessorar estrategicamente a Federação. É composto por pessoas indicadas pelas escolas filiadas, que tenham competência administrativa/financeira e sejam escolhidas em Assembleia Geral para um período de 4 anos. Sua tarefa é examinar as operações patrimoniais da FEWB e apresentar parecer à Assembleia Geral. Sempre que necessário indicará ações e diretrizes necessárias para o bom andamento da gestão administrativo/financeira da FEWB.

FÓRUM DAS FORMAÇÕES

O Fórum das Formações é um órgão da FEWB que congrega as diversas iniciativas de formação de professores Waldorf no Brasil. Reúne-se duas vezes ao ano e tem um grupo de coordenação que mantém contato, através de reuniões mensais, com a diretoria da FEWB, informando-a e sendo informado sobre questões relativas às formações de professores Waldorf no Brasil. É constituído por coordenadores e docentes regulares destas iniciativas e visa promover estudos de aprofundamento, trocar experiências, ouvir relatos dos trabalhos em andamento, orientar novas iniciativas e deliberar junto à diretoria da FEWB sobre o reconhecimento de novas iniciativas de formações e integração junto ao Fórum das Formações. Funciona sob o processo de certificação compartilhada.

FÓRUM DE TUTORES

O Fórum de Tutores é o órgão da Federação das Escolas Waldorf no Brasil que reúne os professores tutores reconhecidos pela FEWB. As escolas Waldorf, segundo o estatuto da FEWB, contam com a atuação de um professor tutor que dá assistência a suas atividades em consonância com os princípios epistemológicos antroposóficos. O grupo de tutores da FEWB é composto por professores de experiência comprovada na atuação em escolas Waldorf, reconhecidamente capacitados para prestar apoio aos âmbitos pedagógico e de gestão das escolas Waldorf brasileiras.

SEÇÃO PEDAGÓGICA

A tarefa principal da Seção Pedagógica é a pesquisa e o desenvolvimento continuado da Pedagogia fundada por Rudolf Steiner, no sentido da ciência Espiritual Antroposófica. Especialmente nas Escolas Waldorf, onde pedagogos de todas as matérias trabalham na transformação da pedagogia orientada pela ciência espiritual, é grande a pergunta relativa a uma educação condizente à época atual.

A Seção Pedagógica com sede no Goetheanum, Suíça, possui representantes em diferentes países do mundo. Como é de conhecimento, a Profa. Luiza Lameirão está à frente da Seção Pedagógica do Brasil há 16 anos, período em que desenvolveu as atividades da Seção aqui no Brasil. Há 9 anos, estabelece a relação com o Fórum Internacional de Pedagogia Waldorf, antigo Círculo de Haia.

A Seção tem como objetivo zelar e dar suporte ao aprimoramento dos fundamentos da Pedagogia Waldorf, além de representar o movimento brasileiro internacionalmente.

GAAEW

O GAAEW - Grupo de Administradores de Escolas Waldorf é composto por profissionais das áreas administrativo-financeira das Escolas Waldorf federadas, ou em processo de federação, e tem como atribuição dar suporte à Diretoria da FEWB no que tange a administração desta instituição, acompanhando o planejamento e execução orçamentária, sem caráter deliberativo.
O grupo é também um espaço de troca de ideias, experiências e discussão de assuntos comuns à administração das escolas, e seus membros se propõem a organizar projetos que beneficiem o movimento Waldorf tais como compra coletiva de produtos e elaboração de seminários e cursos voltados para a gestão.

O GAAEW se reúne 1 vez ao mês, na sede da FEWB, podendo a participação ser presencial ou virtual.