SEÇÃO PEDAGÓGICA

A tarefa principal da Seção Pedagógica é a pesquisa e o desenvolvimento continuado da Pedagogia fundada por Rudolf Steiner, no sentido da ciência Espiritual Antroposófica. Especialmente nas Escolas Waldorf, onde pedagogos de todas as matérias trabalham na transformação da pedagogia orientada pela ciência espiritual, é grande a pergunta relativa a uma educação condizente à época atual.
A Seção trabalha com perguntas essenciais como:
Que tipo de educação necessita a geração atual?
Como é que os professores podem adquirir fundamentos para isto?
Quais são as ênfases que se dá hoje na formação de professores?
Como podemos adquirir a relação correta com os fenômenos da nossa época?
Qual é o efeito da Pedagogia Waldorf no ser humano em formação?
Como é que a Antroposofia, como fundamento da Pedagogia, pode ajudar relativamente a esta pergunta?

Considerando esses temas, torna-se nítida a intenção da Seção Pedagógica: só é possível realizar aquilo que é assumido como um impulso próprio, no caminho da auto-educação. A Seção Pedagógica quer apoiar a busca bem sucedida deste caminho, optado pela vontade própria. A área mais importante nisto tudo é a Pesquisa Pedagógica. Ela serve à formação de capacidades tanto quanto à auto-educação. É neste sentido que a Seção se vê como mediadora e oferece diversas formas de colaboração.

Consideração Pedagogia e Didática
A pedido, o dirigente da Seção visita Escolas e Seminários de Formação de Professores, participa de Congressos do Movimento das Escolas e trabalha com Professores nas questões referentes a Pedagogia, de onde extrair forças e a auto-educação. De outro lado, os estudantes de Seminários de Formação de Professores vêm visitar o Goetheanum. Atividades como essas mencionadas acima aconteceram na Suíça, Alemanha, Áustria, Inglaterra, Países Baixos, Espanha, Finlândia, Rússia, Ucrânia, República Tcheca, Eslovênia, Jordânia e Estados Unidos.

Trabalho de Pesquisa
Ocorreram no Goetheanum: uma Semana de Pesquisa e um fim de semana de Pesquisa da Antropologia Geral, assim como o Congresso Anual dos Professores de Religião. Além disso, aconteceu o Congresso da Escola Superior para professores suíços. Houve um pequeno, mas intenso congresso organizado pela Seção em novembro, relativo à questão da metodologia e didática, que resultou do trabalho de pesquisa de um grupo de professores.

Trabalho Curricular
No International Curriculum Research Group (ICRG) deu-se inicialmente continuidade ao trabalho com as questões curriculares internacionais, mas o trabalho teve de ser interrompido temporariamente por questões financeiras. A Seção Pedagógica continua a ser representada no conselho do Centro de Pesquisas Pedagógicas da liga das Escolas Livres Waldorf em Stuttgart, Alemanha. Formou-se um novo grupo de trabalho que vai fazer uma avaliação de ex-alunos Waldorf.

Ação "Antecipação do Desenvolvimento e Antecipação da Escolaridade"
Elaborou-se um projeto atualizado por meio do Estudo- PISA que levantou a questão e a consequente discussão sobre a Política Educacional. Em conjunto com a "Liga da Escolas Livres Waldorf" e a "Associação Internacional dos Jardins da Infância Waldorf", Stuttgart, a Seção Pedagógica elaborou um memorando que está sendo enviado para as Escolas, Jardins da Infância e instituições de Pedagogia Curativa, para ser divulgado e abaixo-assinado. Com o chamado "Futuro da Formação", devem ser abordados representantes dos meios de comunicação e a influência de políticos, tendo em vista as intenções de leis que estão sendo estudadas em diversos países. Instituições como a DPWV estão aderindo ao movimento.

O Acontecimento Recente em Enfurt
O dirigente da Seção Christof Wiechert e seu antecessor Heinz Zimmermann, atuam dando conferências e escrevendo artigos na reelaboração pública do acontecido em 26 de abril de 2002 em Enfurt, Alemanha: o dia em que um aluno do Ginásio Johanm - Gutenberg cometeu um crime inimaginável contra colegas e professores.

Projeto "Ajuda à Colegas"
A Seção Pedagógica deu sequência ao projeto de "Ajuda à Colegas" em colaboração com os "Amigos da Arte de Educar", Berlim e Associação Internacional para Pedagogia Waldorf na Europa Central, Europa Oriental e outros países mais ao oriente de Stuttgart. A pedido de ajuda de colegiados, doze colegas puderam dar ajuda concreta em Escolas Waldorf por duas a seis semanas na Austrália, Índia, Quênia, Namíbia, Nova Zelândia, Romênia, Rússia, África do Sul, República Tcheca, Hungria e na Ucrânia. A Formação de Professores de Língua Estrangeira no Mar Báltico foi frequentada por professores interessados e que entusiasmaram este 1º curso. O projeto "Ajuda a Colegas" terá continuidade internacionalmente no campo de Línguas Estrangeiras.

Previsão
O colegiado da Seção dará continuidade ao seu trabalho com prazer e intensidade. Irá organizar congressos, conteúdos para colóquios e o encontro de novembro. Quanto ao conteúdo, ele se ocupa com a pergunta: como o ensino atua na criança e qual o efeito das diversas matérias? A Seção Pedagógica dará continuidade ao seu trabalho com o "Círculo de Haia", um grupo de representantes internacionais que são um órgão de percepção do movimento de escolas. O trabalho central dos dois grupos de trabalho e a preparação para o congresso mundial de professores deve ocorrer na páscoa 2024.
As atividades acima mencionadas servem ao trabalho nas escolas, ao futuro, às crianças. Essas atividades são bastante custosas e sustentadas por escolas de todo o mundo, assim como por incontáveis pessoas individualmente. Agradecemos a todos de coração. Um agradecimento especial para a "Evidenzgesllscholf" e todas as outras fundações que nos sustentam com contribuições substanciais