CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DA PEDAGOGIA WALDORF

O Fórum Internacional para a Educação Waldorf/Rudolf Steiner (FI), durante sua assembleia em 17 de maio de 2015, em Viena-Áustria, e em 17 de maio de 2016, em Arles-França, revisou e ratificou novamente as "Características essenciais da Pedagogia Waldorf/Rudolf Steiner" – aprovadas em primeira instância em 14 de novembro de 2014, em Harduf, Israel – como orientação vinculada ao movimento Waldorf Internacional. Essas características são formuladas a partir de fundamentos universalmente válidos e podem ser complementadas para a aplicação em cada país, conforme suas características culturais específicas. A reunião dessas características tem o propósito de dar impulso e reforçar a diversidade e a individualidade, assim como o desenvolvimento das escolas. Elas complementam os parâmetros adotados em 2009, pelo Fórum Internacional para a Educação Waldorf/Rudolf Steiner (Círculo de Haia). Para o âmbito da Educação Infantil valem os parâmetros aprovados pela IASWECE.

Clique aqui para ler o documento na íntegra: