Olá queridas escolas!

Iniciamos o ano e com ele os desafios do retorno às aulas. As regras relativas ao retorno das atividades presenciais serão publicadas por cada Estado e essas regras podem orientar também os municípios em cada Estado. Além disso, os municípios podem criar regras próprias para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Há alterações com certa frequência, em virtude da instabilidade do momento em que vivemos e da dificuldade de gestão pública.

Assim, não há orientação uniforme para todo o país vinda do Ministério da Educação (MEC), uma vez que as Resoluções do Conselho Nacional de Educação afirmam que o retorno gradual das atividades depende da situação da pandemia em cada localidade do país, em virtude do agravamento da situação pandêmica.

Nesse sentido, pesquisamos as regras de cada estado do país com iniciativas Waldorf e, que publicaram orientações a respeito do retorno às atividades presenciais neste ano letivo de 2021 até o presente momento.

As regras e condições diferem de estado para estado. Caso existam dúvidas sobre a aplicação dessas regras, recomendamos entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação e respectiva diretoria de ensino (DRE)*.

Há Estados que ainda não definiram aspectos essenciais ao planejamento pedagógico, como, por exemplo, se o ano letivo de 2020 foi de fato encerrado, ou mesmo enfrentam disputas judiciais, como o Estado de São Paulo. Por isso, é preciso analisar com cautela. A escola possui direito de autonomia pedagógica para planejar suas atividades, tendo como parâmetro as regras de sua localidade para retorno às atividades presenciais. A prevenção ao vírus é essencial e a educação também é um serviço essencial, assim como um direito fundamental.

Nesse sentido, pesquisamos as regras de cada estado do país com iniciativas Waldorf e, que publicaram orientações a respeito do retorno às atividades presenciais neste ano letivo de 2021 até o presente momento, e apresentamos aqui para que vocês possam checar as informações para sua escola e estado.

Acesse o link e conheça as regras do seu estado: