Caros colegas,

No início do 2º semestre de 2020, demos continuidade, no âmbito da Federação das Escolas Waldorf do Brasil, a encontros e diálogos sobre temas atuais da educação, sobretudo a nova Base Nacional Comum Curricular. Iniciada em 2015 e homologada em 2017, a BNCC prevê em caráter normativo a formação mínima do estudante da educação básica no Brasil, com a finalidade de reduzir as desigualdades, alcançar uma educação de qualidade e atualizada para as demandas contemporâneas. Diante deste novo cenário, percebeu-se a necessidade da definição de uma postura da Pedagogia Waldorf em relação a este novo contexto, postura esta que só seria possível através do estudo intenso das mais de 600 páginas que compõem a BNCC e todos os seus textos adjacentes. Para tamanho desafio, a FEWB organizou um grupo de revisores nas mais diversas áreas, professores conhecedores não apenas da Antropologia Antroposófica, mas da teoria e da prática que determinam nossa atuação na Educação.

Em equipes, foram e continuam sendo analisadas as competências gerais, específicas, as habilidades e outras propostas da BNCC, delineando os pontos de encontro ou separação entre o currículo Waldorf e este documento de importância nacional. A partir do mês de novembro de 2020, os resultados do hercúleo trabalho dos revisores, em parceria com a Articuladora Pedagógica Cristina Velasquez e do Revisor Especialista na BNCC Diego Franco, foram convertidos em oficinas temáticas, para que se estabelecesse o diálogo entre a BNCC e a Pedagogia Waldorf com professores de todo o Brasil.

O objetivo central deste trabalho é a elaboração de um documento norteador para as escolas Waldorf do Brasil olharem seus currículos e, dentro de suas especificidades, possam também dialogar com as competências e habilidades da BNCC, auxiliando no aperfeiçoamento da prática, na luz da consciência que este diálogo pode trazer, e também na construção e atualização de documentos escolares como o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Plano Escolar, o Regimento Escolar e a Matriz Curricular.

Em dezembro de 2020, enviamos com orgulho a todas as escolas Waldorf a parte do documento referente à Educação Infantil, construída com um olhar sensível e em amplo diálogo com as questões trazidas pela BNCC. No primeiro trimestre de 2021 estaremos realizando as últimas oficinas de diálogo para concluirmos nosso trabalho e para a elaboração de um documento final da Educação Infantil ao Ensino Médio, que, sem dúvida, agregará muito nas reflexões e discussões das Escolas Waldorf de todo o Brasil.

Segue o link com a versão final do documento:
http://fewb.org.br/documentos_bncc/BNCC-EI-Texto%20Final.pdf

Como leitura complementar, sugerimos o artigo "Panorama das Conquistas da Criança Durante a Primeira Infância", de Luiza Lameirão. Clique aqui para acessar o artigo em formato pdf.

Esperamos que façam uma boa leitura do material e nos colocamos a disposição para esclarecer dúvidas. Um abraço fraterno e o desejo de bom advento e de um ano novo renovado. Equipe Pedagógica e Diretoria da FEWB