ESCOLA WALDORF JOÃO GUIMARÃES ROSA

Ribeirão Preto - SP

Em meu trabalho com professor de jardinagem minhas principais inspirações são a Antroposofia e a Agroecologia. Conheci a pedagogia Waldorf no contexto do estágio agrícola, pois trabalhava como educador ambiental desde 2008, na fazenda São Luís, em São Joaquim da Barra. Em 2012 ingressei na escola Waldorf João Guimarães Rosa como professor de biologia. A partir de 2016 iniciei o trabalho como professor de jardinagem do ensino médio, em parceria com o prof. Bruno que ministra as aulas no ensino fundamental.
Venho acompanhando há mais de 10 anos os estágios agrícolas, e pude constatar diante dos meus sentidos a profunda transformação que os jovens de 14/15 anos passam ao participar dessa experiência. E assim, me encantei com o trabalho pedagógico com a terra, e desde então busco desenvolvê-lo em todos os meus locais de atuação profissional.
Desde o início da minha vida como educador na escola Waldorf, a Antroposofia esteve ao lado da Agroecologia, duas ciências espirituais que visam a cura do ser humano e do planeta Terra. Tenho na mente, no coração e nas mãos a certeza do processo sanador do trabalho agrícola. Promovê-lo nas escolas Waldorf desde o jardim até o ensino médio é fundamental.

Prof. Gustavo Barros Alcântara